Google

9.3.07

Criatividade x Capacidade de Criação

Divergências ocorrem quando se fala em criatividade.
Normalmente é denominado criativo, aquele que tem facilidade em inventar coisas, no meu caso, textos e arte gráfica. O grande problema da criatividade é que não se trata de um poço inesgotável de idéias, mas sim a união de várias referências, conceitos e coisas que podem ser consideradas interessantes ao criador.
Já a capacidade de criação, se trata de algo não necessariamente proveniente do criativo, mas sim daquele que absorve referências e cria aquilo que lhe é solicitado ou é desejado para satisfação própria.
Quando se é alguém com uma jornada laboral de 8 horas e meia ao dia, 5 vezes por semana, acrescentando mais cerca de 4 horas de aula, 6 vezes por semana, o tempo necessário para absorver novas idéias e renovar a criatividade é escasso, tornando o criativo improdutivo.
Além do mais, após um trabalho terminado, com sua idéia ainda fresca na cabeça, é necessário partir para o próximo, sem levar nada do anterior. Não é nada fácil ter duas idéias geniais (ou nem tanto) totalmente diferentes sem uma pausa ao menos de poucos minutos.

Sou a favor de horários mais flexíveis que possam refrescar a cabeça dos criativos e torná-los mais produtivos.
8 horas diárias nonstop já são maçantes o suficiente, uma pessoa não tem tanta capacidade criativa para tantos trabalhos diferentes e seguidos.

3 comments:

Youta said...

Pena que isso não é praticável.

Luchs said...

Assim. Capacidade de criação é uma coisa mais acessível às pessoas do que a própria criatividade.

Podendo considerar 'criatividade'um "dom" [que por sinal as crianças seriam as mais dotadas], qualquer pessoa é capaz de assimilar e concretizar ordens ;/

Possivelmente não falei anda com nada. é o sono, a fome, a vontade de me entupir de chocolate e meu pai berrando que tá tarde xP.


Lux ;3

Rodrigo Baptista said...

Odeio essa auto-denominacao publicitaria.. "Eu sou um criativo"

Sei la =)


Auto-afirmacao, me parece..