Google

31.1.07

Generalizar

do Lat. generalizare

v. tr.,
tornar geral;
não fazer restrições individuais;
difundir;
vulgarizar;
desenvolver;
v. refl.,
tornar-se comum, vulgarizar-se;
alastrar-se.

____________________________________________________________
É. Após um período de conversa sobre tribos e grupos tachados dos mais variados nomes, fiquei revoltado com a facilidade de generalizar uma pessoa. Fatos como "ah, só tem otaku aqui, eles vão ficar falando só de videogame e anime" são os mais comuns, quando na verdade, são pessoas que aparentam e/ou tiveram ou não algum contato com a tribo e são evitados por achar que o assunto será restrito. Porém na verdade, o assunto muitas vezes é sobre fatos ocorridos durante as férias, na casa de parentes, festas, lembranças ou até mesmo fatos isolados sobre qualquer assunto aleatório que não necessariamente seja sobre algo que se enquadre na tabela imaginária de assuntos otakus.

Essa tabela se organiza de tal maneira:
1 - O mais novo anime que ainda é desconhecido mesmo no Japão
2 - O mais famoso anime do Japão
3 - O Considerado melhor anime do Japão
4 - Jogos baseados em animes
5 - Quão ruim é a dublagem brasileira em alguns animes
6 - Miscelânea ainda baseada nos 5 itens anteriores

Enfim, apesar de ser o que todo mundo define por um ou dois fatos isolados que um amigo de um amigo contou, essa é a mais pura verdade e é oficial. Claro que todo Otaku de verdade só sabe falar sobre o assunto que está dentro da tabela, pois nada mais interessa, no máximo o mais novo RPG que surgiu e só isso. Nada de música ocidental nem outro assunto de utílidade pública ou lazer não ligado ao oriente. (Favor considerar o sarcasmo)

Tal fato revolta os que estão inclusos no grupo e os que tem contato e afinidade com alguns elementos da tribo, mesmo que apesar de estarem no grupo, não se enquadram nem um pouco nos padrões da atitude otaku.

Isso também acontece com metaleiros, punks, emos e outros.
As pessoas às vezes deixam-se levar por aparências e se fecham em seu mundinho a ponto de evitar contato com qualquer elemento que remeta ao assunto que causa reação adversa.
No caso dos emos, algumas pessoas fazem cara feia pra All-Star simplesmente por que a maioria dos emos usam, ou mesmo música, há os que não admitem que se ouça uma banda de qualidade apenas porque o visual é emo.

Creio que deveriam deixar de ter suas minúsculas cabecinhas fechadas para novas idéias e tentar conviver com alguma pessoa desses grupos. A experiência pode ser surpreendentemente divertida.
Abra a cabeça e aproveite.

1 comment:

Lucas Costa said...

de nada (por ter dado a ideia do assunto e tals ;D)


em tempo, podia ter explorado mais, mas foi engraçadim e bom ;D